O Skate e suas influências

Falar sobre skatistas não é falar apenas sobre uma tribo em específico, mas sim sobre uma subcultura, ou mais que isso. É falar sobre um estilo de vida, onde o ato de praticar skate é um esporte e uma forma de expressão.
No início da década de 1960, os surfistas da Califórnia queriam fazer das pranchas um divertimento também nas ruas- para saber mais sobre como surgiu o esporte clique no link História do Skate

Como eles são

– Por existir a forte ligação com o surfe, no início suas roupas eram bem coloridas, calças Jeans justas, cabelo compridos, roupas que surfistas usavam na década de 70, mais o acompanhamento de elementos de proteção como joelheiras e cotoveleiras.
Após os anos 80 os skatistas criam sua moda, calças largas em jeans ou sarja para dar mais movimento, que possuem grandes variedades no que diz respeito a modelagem, como corte mais amplo e confortável, bem como gancho caído e diversos bolsos, camisetas e camisas fazendo sobreposições, o uso de moletons, camisas xadrez ,as peças são relativamente simples, o que conta é a logotipia forte, aplicação de muito silks e estampas, que deixa claro a ligação com a cultura urbana marginal como forma se expressar, a moda nos dias de hoje tem muita influência dessas décadas anteriores, sobreposição, camisas de manga curta e comprida, calça jeans com elastano para ficar ajustada no corpo porém dando movimento para a prática do esporte.
Entre os acessórios utilizados pelos integrantes dessa tribo encontra-se: Os bonés são indispensáveis para a montagem do look skate. Por se tratar de uma forma de vestir que possui sua essência no esporte, a utilização de tênis também é importante. O modelo mais comum é o de formato arredondado, nas versões em cano longo ou não.
Os detalhes decorativos – recortes, aplicações – são inspirados em elementos provenientes da arte urbana, podendo explorar cores contrastantes. A utilização de correntes pesadas em metal já dá conta de demonstrar a transformação do estilo, mesclando referências provenientes de outras subculturas presentes no ambiente urbano.


Estilo de Música

O gosto musical do skate reúne influências de vários gêneros, no entanto a vertente mais forte entre os acordes pesados do hardcore é o ritmo apressado e bruto do punk, com certeza o punk rock acabou sendo a forma de expressão musical mais importante para essa tribo.
A revista americana Thrasher, que é bíblia do esporte, foi a primeira publicação a falar sobre o assunto, sendo responsável pelo surgimento de importantes bandas do gênero. No início dos anos 80, a publicação buscava dar conta de levar ao conhecimento do público o chamado punk/hardcore/californiano e, sem dúvida, este aspecto foi importante para o surgimento do fenômeno skate punk no Brasil
Contudo, atualmente outros estilos musicais também são bastante associados ao esporte e à tribo, como o hip hop e o rap.
No Brasil temos a figura do vocalista da banda Charlie Brown Jr o brasileiro Alexandre Magno Abrão mais conhecido como “Chorão” tem influenciado bastante aos jovens a pratica do skate, inclusive influenciou a várias pessoas já conhecidas como é o caso do skatista profissional e pentacampeão mundial pela World Cup Skate boarding Sandro Dias que ficou conhecido como “mineirinho”. Antes de ser vocalista chorão foi skatista profissional em São Paulo, as letras de suas músicas são voltadas para o público dos skatistas de todo o planeta, isso demonstra que sua banda é um produto da indústria cultural planetária.



Nenhum comentário:

Postar um comentário